Polícia

WARI: Polícia Federal deflagra operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena


Na última quinta-feira, dia 21 de março, uma grande ofensiva denominada Operação Wari foi desencadeada pela Polícia Federal em estreita colaboração com o Exército Brasileiro, a Fundação Nacional do Indígena (FUNAI), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Esta ação teve como cenário a Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre Nova Mamoré e Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, e visou combater frontalmente as atividades ilícitas de invasão e desmatamento na região

A operação culminou na prisão de dois indivíduos que foram pegos em flagrante delito: um por usurpação de território público com fins de ocupação e o outro por execução de desmatamento ilegal em área protegida. Estes atos, caso resultem em condenação, podem levar a penas que variam de detenção, com duração máxima de três anos, a reclusão de até quatro anos.

O estrago causado pelos infratores inclui a criação de um vasto corredor de desmatamento que atravessa a reserva de ponta a ponta, a construção de pontes e habitações irregulares. A magnitude do desflorestamento alcançou uma área de 840 hectares, uma extensão que supera a dimensão de mais de 120 campos do Maracanã, famoso estádio situado no Rio de Janeiro.

Na inspeção do local, as autoridades identificaram e neutralizaram vários equipamentos usados para sustentar tais práticas ilícitas, incluindo veículos, motosserras, construções residenciais e até uma ponte com extensão de cerca de 100 metros. Ademais, foi realizada a apreensão de aproximadamente 66 metros cúbicos de madeira nobre, extraída de maneira ilegal da Terra Indígena, estimada em um valor de R$ 20 mil.

A ação também foi responsável por expulsar cerca de 20 invasores das áreas de preservação, além de bloquear o acesso de outras pessoas que não possuíam autorização para entrar na terra indígena.

A escolha do nome “Wari” para a operação não foi ao acaso; ela presta homenagem ao povo indígena que reside na Terra, Igarapé Lage, reforçando o respeito e a proteção devidos a essas comunidades e ao meio ambiente em que vivem.

fonte: Polícia Federal

site: rotaguajará.com

F. Sales – 984 18 45 75  –  DRT 1662/RO

COM A POIO DE:

 


Como você avalia a gestão da Prefeita Raissa Paes Bento de Guajará-Mirim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo