GUAJARÁ: A Folia começa dia 18 no Carnaval dos Amigos sem Fronteira
Dia 18 em Guajará-Mirim e dia 21 na Bolivia.
Na história de Guajará-Mirim, o carnaval sempre esteve na lista das maiores tradições da cidade e atrai centenas de turistas de outros municípios de Rondônia. Os bailes carnavalescos marcaram época e muitas gerações na “Pérola do Mamoré”.
A Sede dos Trabalhadores, o Cruzeiro e outros conhecidos pontos de bailes e matinês fazem parte da memória da fronteira. Entretanto, com o passar dos tempos, esse costume foi diminuindo. E, para completar, os guajaramirenses tiveram que atravessar, juntamente com o mundo, a pandemia da Covid-19, problema que obrigou a população e se adaptar à quarentena, para se resguardar do vírus.
Agora, com a pandemia praticamente controlada em Guajará-Mirim, em 2023, teremos mais uma edição do Carnaval dos Amigos sem Fronteira. Segundo uma das organizadoras, Keila Sicsu, essa brincadeira popular já completou 6 anos.
E acontece assim: no dia 18 de fevereiro o frevo terá início em Guajará, na avenida Candido Rondon, no bairro São José, a partir das 21h00. Para que os foliões possam participar, tem Abadá, pelo valor de 35,00 reais. Depois, é só cair na folia.
O bloco Amigos Sem Fronteira não está sozinho. Nesse ano, o Bloco das Piranhas, um dos mais antigos e conhecidos do município, estará abrilhantando a folia e buscando devolver aos foliões toda a alegria e energia roubados pela ocorrência da pandemia. Haverá, ainda, outros grupos que certamente cairão na folia, mas ainda não temos a confirmação do total de blocos para este carnaval.
A animação, durante os dias de carnaval, será da cantora Fatinha Silva e Jeffe Couteiro. Quando for no dia 21, o carnaval terá continuidade em Guayaramerin – Beni – Bolívia. O evento no país vizinho acontecerá por volta das 10h00 da manhã, na residência do folião Christhian Taboada. Durante a folia, ele, juntamente com a esposa, oferece aos amigos, tanto bolivianos, como brasileiros, um espetáculo muito bem organizado de Carnaval, com direito a bandas musicais e um suculento churrasco, com muita fartura a todos os foliões presentes. Ao fim da tarde, o anfitrião encerra a folia na Bolívia e todos cruzam para Guajará-Mirim, ao ponto onde a folia começou, e fazem o encerramento oficial.
Vale lembrar aos foliões que o carnaval representa uma tradição de grandes excessos. Por esta razão, recomendamos a todos os foliões muita moderação, mesmo sem perder a energia. Além disso, os interessados podem procurar as unidades de saúde do município e solicitar preservativos, visto que os imprevistos de carnaval são muito comuns e podem proporcionar situações inusitadas. Então, a prevenção certamente garantirá uma folia sem maiores consequências.
Fonte: Site Guajara noticias – João Teixeira
Rota Guajará – https://rotaguajara.com/
Fanpage –https://www.facebook.com/profile.php?id=100070759482787
Instagram – https://www.instagram.com/rotaguajara/