Cidades

FRONTEIRA: Portos clandestinos, um problema “crônico” em Guajará-Mirim-RO.


Basta uma pesquisa na plataforma google e digitar a frase “Portos Clandestinos Guajará-Mirim-RO”, para  poder constatar que os sites jornalísticos divulgam há bastante tempo matérias em que os portos clandestinos do município, a maioria no bairro Triângulo, à vista de todos, são usados para a prática de crimes na fronteira, bem como os famosos “peq peq” que ficam no vai e vem trazendo pessoas, mercadorias ilegais (contrabandeadas), gasolina, drogas e outros, também barcos apropriados levando objetos produtos de furtos/roubos realizados no município, principalmente veículos de origem ilícita de outros municípios e estados.

E é comum muitas pessoas que não querem ser avistadas pelas forças de segurança deixarem de usar o porto oficial e cruzarem clandestinamente pelos portos clandestinos. Temos como exemplo recente o sequestro da filha do bancário em Guajará-Mirim,  onde os sequestradores fugiram para a Bolívia por um porto clandestino, liberando a vítima também por um porto clandestino.

“A Comissão de Segurança Pública se reuniu na manhã desta terça-feira (05), no plenarinho 02, sob a presidência do deputado Anderson Pereira (Pros), com as presenças dos deputados Aélcio da TV (PP), Dr. Neidson (PMN), José Lebrão (MDB) e Chiquinho da Emater (PSB)”

Em pesquisa o site, constatou-se que em 05/11/ 2019, o ex-Deputado Dr. Neidson Soares já havia denunciado na comissão de segurança da Assembleia Legislativa  a denuncia da situação dos portos clandestinos em Guajará-Mirim-RO. Um trecho: “A Comissão de Segurança Pública se reuniu na manhã desta terça-feira (05), no plenarinho 02, sob a presidência do deputado Anderson Pereira (Pros), com as presenças dos deputados Aélcio da TV (PP), Dr. Neidson (PMN), José Lebrão (MDB) e Chiquinho da Emater (PSB)”

“Dr. Neidson apresentou à Comissão a denúncia de operações em portos clandestinos em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. “Em plena área urbana, há portos clandestinos, onde circulam pessoas, inclusive menores para prostituição, travessia de produtos sem nenhuma fiscalização, entre outras situações que nos preocupam”, relatou Neidson.” Onde na mesma matéria chamava a atenção das forças de segurança. Acesse o link e leia a matéria na integra:  https://newsrondonia.com.br/politica/2019/11/05/dr-neidson-denuncia-operacoes-em-portos-clandestinos-em-guajara-mirim/

A população clama pela vigilância constante das forças de segurança, para que possam estar atentos e que a questão da criminalidade na região dos portos clandestinos possa ser combatida diariamente e os furtos e roubos de veículos e objetos no município cessem, dando segurança e paz para a comunidade Guajaramirense.

E os empresários alertam que ficam no prejuízo com o contrabando de mercadorias nos portos clandestinos, principalmente os governos na arrecadação de impostos. E que o cruzo de pessoas que buscam se esconder de algo nos portos clandestinos possa ser fiscalizado rotineiramente e cobram das Forças de Segurança ações mais concretas em relação ao problema “crônico” que existe há décadas na fronteira.

A população pede as autoridades competentes mais atenção nos portos clandestinos. Guajará-Mirim é a cidade que tem mais órgãos de segurança em Rondônia para manter a segurança do cidadão de bem, até que dão resultado com apreensões, prisões rotineiramente, mais pedem mais atenção  da Marinha e da Policia Federal, esse é o pedido da população Guajaramirense.

 

Fonte: Site Rota Guajara

 

 

 

 

 


Como você avalia a gestão da Prefeita Raissa Paes Bento de Guajará-Mirim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo