Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem mais de 1 tonelada de calcário transportada e doada pelo Governo
O investimento foi de R$ 486.770,69 demonstrando o compromisso do Governo com o fortalecimento da agricultura familiar
Os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim foram beneficiados com o transporte e doação de 1.152 toneladas de calcário contemplando 41 produtores rurais cadastrados no programa Mais Produção/Calcário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), financiado pelo Fundo ProLeite. O investimento foi de R$ 486.770,69 demonstrando o compromisso do Governo com o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
Para o governador Marcos Rocha, essa ação contribui não somente para o fortalecimento da agricultura familiar, mas também à geração de renda e a fixação do homem no campo. “O apoio do Governo às demandas do setor rural, como no caso do transporte do calcário, é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso dessas atividades”, salientou.
O Governo de Rondônia, por intermédio da Seagri, concedeu, além do transporte, a doação de calcário com o objetivo de beneficiar a cadeia produtiva do leite na região. A entrega em Guajará-Mirim contou com a participação de diversas autoridades e produtores rurais locais. Em Nova Mamoré, a entrega ocorreu durante a 5ª Festa do Leite, no distrito de Palmeiras, com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, que foram parceiros no evento.
Para o secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen, essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo com o pequeno produtor rural e melhoria da qualidade do solo no Estado. “O calcário é um insumo fundamental para corrigir a acidez do solo e neutralizar elementos tóxicos às plantas. Dessa forma, é essencial para recuperação do solo e melhoria produtiva das culturas”, comentou.
Com esse trabalho, o Governo de Rondônia reafirma seu compromisso em promover ações que beneficiem os pequenos e médios produtores rurais do Estado, a fim de fortalecer o setor agrícola e impulsionar a economia local. Por meio de parcerias e investimentos, é possível proporcionar melhores condições de trabalho e renda àqueles que dedicam sua vida ao campo, contribuindo para o crescimento do Estado e bem-estar da população.
Fonte: Rondoniagora