Política

AMIGOS DA ROÇADEIRA: Equipe limpa duas praças mais antigas da cidade e concentra trabalhos em limpeza geral no centro

As mais antigas da cidade de Guajará-Mirim e patrimônios históricos do município.


A equipe “Amigos da Roçadeira”, que é comandada pelo servidor comissionado Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, trabalha na limpeza das praças Dr. Mário Correia e Barão do Rio Branco, as mais antigas da cidade de Guajará-Mirim e patrimônios históricos do município.

Um pouco da história da origem dos nomes das praças 

Localizadas no centro da cidade, a Mário Correia recebe o nome do então governador, Mário Correia da Costa, que expediu a Resolução n* 879, em 26 de julho de 1922, elevando o povoado de Guajará-Mirim à condição de Distrito de Santo Antônio do Rio Madeira. Quatro anos mais tarde, em 12 de julho de 1926, a povoação foi elevada à categoria de Vila por Mário Correia. Em 12 de julho de 1928, ele sancionou a Lei n* 991, aprovada pela Assembleia Legislativa, estabelecendo o dia 15 de novembro de 1929 para instalação da Comarca do Município. Por influência e luta da classe política e atuante de época, o Artigo 3* da Lei n* 991, de 12 de julho de 1928, foi revogado pelo governador e, através do Telegrama n* 101, de 06 de abril de 1929, que comunicava para efeitos legais através dos Atos 1088 e 1089, a instalação do município em 10 de abril do mesmo ano.

Quanto à praça Barão do Rio Branco, o nome presta homenagem ao grande diplomata brasileiro que comandou os trabalhos diplomáticos relacionados a uma disputa territorial entre Brasil e Bolívia que teve fim com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, quando as terras do Acre passaram a integrar definitivamente o território brasileiro em troca da construção da ferrovia Madeira-Madeira com a finalidade de escoar a produção boliviana.

Agora limpas e revitalizada, os dois postais turísticos integrantes daqueles mais antigos da cidade, oferecem mais belezas e comodidade à população e seus visitantes.

Roberto do Mercado acentua que a equipe continua atuando na área central da cidade e agora concentrando os trabalhos na limpeza de todos os canteiros centrais ali localizados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da PMGM


Como você avalia a gestão da Prefeita Raissa Paes Bento de Guajará-Mirim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo