ELEIÇÕES 2024: Novos nomes e veteranos a Câmara Municipal poderá deixar difícil a reeleição dos atuais vereadores.
A disputa por uma cadeira na Câmara municipal vai ser acirrada. Salário de um vereador na próxima legislatura pode chegar a mais de 10 mil reais.
Em outubro de 2024 serão escolhidos prefeitos e vereadores em Guajará-Mirim, as especulações populares quanto aos nomes dos pré-candidatos a Prefeito ou a Prefeita já correm na boca do povo (vamos tratar em outra matéria) e aos novos vereadores que serão escolhidos atravês do voto.
Atualmente a Câmara Municipal de Guajará-Mirim é composta por 13 vereadores que possivelmente terão dificuldade em conseguir a reeleição, visto aos nomes novos e dos veteranos que vão ser apresentados aos eleitores, nome como do ex-vereador Irmão Denis,que por quatro mandatos atuou no poder legislativo, muito popular em todas as camadas da comunidade, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Nogueira e não concorreu a reeleição, atualmente é conselheiro tutelar com uma vasta folhas de serviços prestados na área social e previdenciária, possívelmente não teria dificuldade em retornar a Câmara Municipal.
Outro nome com grande capacidade eleitoral visto seu trabalho de pacificar, articular, somar, principalmente entre os funcionários públicos é do ex-vereador por quatro mandatos o ex-Presidente da Câmara Municipal, Odontologo Célio Targino de Melo, com uma estrutura grande de seguidores, por vontade própria não concorreu a reeleição, mas em 2024 se concorrer possivelmente teria cadeira garatinda na Câmara Muncipal.
Outro nome que ainda não decidiu se concorre ao cargo de Prefeito ou ao Poder Legislativo, é do advogado, funcionário público, ex-Vereador/Presidente da Câmara Municipal por três mandatos, Prefeito Interino, Sérgio Bouez na última eleição não concorreu por decisão própria. Sérgio Bouez, tem grande conhecimento técnico e juridico em administração pública, já foi o vereador mais votado do municipio com mais de mil votos e atualmente atua nos bastidores, visto o contato direto com Deputado Federal e Estadual do seu circulo politico. Quando Prefeito Interino deu inicio a um trabalho diferenciado na administração, concorreu nesta eleição e obteve mais de sete mil votos, possívelmente não teria dificuldade em obter uma cadeira no poder legislativo. Sérgio Bouez foi convidado a se filiar em um partido de grande porte a nivel nacional e estadual e analisa o pedido.
Outro nome muito especulado e muito popular no municipio é do ex-asessor parlamentar, secretário, vereador e Vice-Prefeito Davino Serrath, tem muita experiencia na politica, visto ter exercido cargos como assessor parlamentar, vereador, secretario municipal e vice-prefeito, e tem uma grande atuação na área da saúde onde muitos pacientes Guajaramirenses tiveram atendimento de urgência garantido devido a seu intervenção pelo seu grande conhecimento na saúde da capital do Estado. Já foi o vereador mais votado do municipio, e especula-se que colocará seu nome como pré-candidato a vereador nas eleiçoes 2024, possivelmente não teria dificuldade em retornar ao poder legislativo. Atualmente Davino Serrath é assessor parlamentar do Deputado Estadual Alan Queiroz.
Os nomes de Paulo Nébio e Naife, ex-vereadores. Paulo Nébio já foi presidente da Câmara Municipal, os dois nomes unidos tem uma grande força eleitoral devido o apoio da familia e de amigos, um deles possivelmente poderia retornar ao cenário politico como pré-candidato a vereador.
O Ex-Vereador e Radialista Abrahim Chamma, nome considerado da velha guarda de Politicos Guajaramirenses, pode retornar ao cenário politico como pré-candidato a vereador.
Ex-Vereador Valdo Freire, ex-chefe do Ciretran, dirigente do PDT municipal, poderá colocar seu nome para concorrer uma cadeira na câmara municipal.
Outro ex-vereador que poderia entrar na disputa como pré-candidato a vereador, mas sejamos claro o mesmo ainda não decidiu se vai entrar no embate eleitoral é do Diretor da Rádio Rondonia FM 89,9, Jorge Câmara, mesmo deixando o mandato continuou seu trabalho social diário que executa nos programas jornalisticos da Rádio Rondonia, juntamente com Nei Cardoso. Jorge Câmara deixou também sua marca como o vereador que mais lutou pelas estradas rurais do municipio. Jorge Câmara sempre será lembrado como o Presidente da UMAM que acreditou e revolucionou por suas atividades comunitárias, como a criação do “Sabadão Social”, e foi o seu trabalho na UMAM que alavancou o Festival Folclórico o Duelo da Fronteira, retirando da AABB, e levando para o Clube da PM, onde o festival se tornou grande, isto é fato.
Vamos citar outros nomes com potencialidade eleitoral forte que poderão ou nao concorrer na eleição de 2024, como Roberto do Mercado, Roberto Nunes da Policia Civil, Adão Laia, Roberto de Sá, Sandra Reis, Marcia do Tekila, Enfermeiro Ronaldo, Babalu (assessor da Deputado Dra. Taissa Souza), Mauricio Dibas, Valter de Surpresa, Sergio Santa Cruz de Surpresa, Jota Martins, Nascimento, Gerson Maia, Professora Lucila da SER MULHER, Tani Melhem, Cordélia Santana, Capixaba, Irmão Sérgio, Eduardo Paes, Orlando Penha, Reinaldo Mendez, Pastora Inglismara da Quadrangular, Edinho Santos, Durle Serrath, Edivaldo do Jardim, Sargento Cicero, Angel Andrade, Felipinho, Aldir, Jovito Candury, Pr. Sebastião Telmo, Valdo Freire, Marmitão, Eder Marreiros, Lucimar Fernandes, Xerxes Andrade, Edson Doró, Edimilson Motoboy, Marcelo Vigilante, Paulão da Ambulância, Everaldo Pereira, Sargento Cleber, Josué Bocão, Manoel Roleiro, Dj Maskara, João Guinho do Jardim, Heite Brasil, Maklin. Outros nomes que não foram citados poderiam estar nessa seleta lista.
O nome do Sargento Frank, filiado ao PDT, era desconhecido em Guajará-Mirim, após concorrer ao cargo de Deputado Estadual sua popularidade aumentou, e agora vem se destacando com trabalhos nas áreas social e esportiva, alem de ser evangélico membro da Igreja Quadrangular no municipio. Possivelmente venha a lançar seu nome como pré-candidato a vereador, especula-se que Sargento Frank poderá mudar de sigla partidária, fato ainda não confirmado pelo próprio.
Ant|ônio Eleodorio que muitos anos atuou nos bastidores da Politica Guajaramiresense, poderá colocar seu nome a disposição dos eleitores, como pré-candidato a vereador, tem uma folha extensa de serviços prestados na área esportiva e atividades sociais comunitária, foi diretor do Guajará Esporte Clube em 2000 quando campeão estadual. Na última eleição foi colaborador do candidato a Deputado Estadual Carlinhos Camurça no municipio.
A classe indigena consecutivamente vem elegendo vereadores no municipio, e com toda certeza vai disputar a eleiçao de 2024 com novos nomes que serão apresentados aos eleitores indigenas.
Nos Bastidores o PT-Partido dos Trabalhadores vem se articulando nas pessoas de Everaldo Pereira, Prof. Lilian, Ricardo Bouez, Prof. Sanches, Nemilson da Ocapana, e com outros dirigentes, para vim com uma nominata forte de pré-candidatos a vereadores. O PT já teve o comando da Prefeitura Municipal, na pessoa do Ex-Prefeito, Dr. Dúlcio Mendes, e no Poder Legislativo já foi representado pela Professora e Sindicalista Marileth, ex-vereadora. Deve-se lembrar que o PT tem um eleitorado forte e fiel no municipio que também faz diferença e influência no resultado da eleição para Prefeito, visto que nas eleiçoes de 2022, o Presidente Lula, obteve mais de 7 mil votos dos eleitores Guajaramirenses, isto é fato.
Os movimentos partidários já se deram inicio no municipio, e com toda certeza a Prefeita Raissa Paes, e seu esposo, empresário Antônio Bento, vão apresentar uma forte nominata de pré-candidatos a vereadores, só não se sabe ainda se pelo MDB, visto que um dos dirigentes fortes do MDB, Despachante Valsiro Pedro de Lima, que tem facilidade de aglomerar candidatos, estaria “rachado” politicamente com a atual administração, fato não divulgado publicamente por Valsiro. Especulações a parte, comentam-se que a Prefeita Raissa Paes estaria mudando de sigla partidária, mas nada confirmado publicamente pela prefeita.
Cogitação de bastidores que o grupo politíco da Deputada Estadual Dra. Taissa Souza estaria articulando uma forte nominata de pré-candidatos a vereadores, faz parte deste grupo o ex-vereador/presidente da câmara e ex-candidato a vice-prefeito e deputado estadual Fabio Netinho, aliado de primeira hora da Deputada Estadual Dra. Taissa, Deputada Federal Silvia Cristina e Chrisostomo e do Senador Jaime Bagatoli. Netinho ex-PDT, agora é filiado ao PL (Partido do Ex-Presidente Bolsonaro). Possivelmente este forte grupo com apoio de outros partidos poderia lançar um pré-candidato a Prefeito para tentar “tomar no voto” a cadeira da Prefeita Raissa Bento. Até o fechamento desta reportagem a Deputado Estadual Dra. Taissa Souza, não se pronunciou publicamente sobre qual caminho vai seguir na eleiçao municipal de 2024 no municipio, onde obteve a maior votação.
Não podemos de deixar de citar o nome do vereador recém cassado pela Câmara Municipal, o funcionário público Rivan Eguez, que solidificou seu nome junto ao eleitorado como um ferrenho opositor da Administração da Prefeita Raissa Bento, e tinha apoio dos insatisfeitos com a atual administração, fez muitos denúncias, principalmente das deficiencias na área da saúde municipal, ponto fraco de toda administração. Rivan Eguez foi cassado e recorreu a justiça para tentar retornar ao mandato, mesmo se não conseguir seu retorno ao poder legislativo nesta legislatura, poderá concorrer nas eleiçoes de 2024, como pré-candidato a vereador, pois esta cassação não o tornou inelegível.
O site Tribuna Guajará recentemente divulgou uma enquete e apresentou novos nomes de jovens que poderiam ser apresentados como pré-candidatos a vereadores, sendo eles André Nobre, Nildson Renato conhecido como Batatinha, e Thalisson Ceará.
O pré-candidato precisa estar atento na hora de assinar sua filiaçao em um partido, pois nao existe mais coligação entre partidos, o partido sozinho tem que ter nominata própria completa com homens e mulheres. Pré-candidatas mulheres imprescindível.
Os dirigentes partidarios deram inicio as articulações na busca de novos filiados, principalmente aqueles com potência eleitoral que pretendem ser pré-candidatos a vereadores ou a vereadoras.
E os atuais 13 vereadores, estão com a “barba de molho”, pois os nomes novos e veteranos vão entrar no embate eleitoral na busca de suas cadeiras no parlamento municipal.
O site Rota Guajará lançou na sua página principal uma enquete sem fins eleitorais para saber do leitor “Qual Vereador mais atuante de Guajará-Mirim? Acesse e vote!
Fonte: Site Rota Guajara.
e Instagram @rotaguajara