FUGA: Dos 10 presos que fugiram 6 já foram recapturados em Guajará-Mirim
Pelo ao menos dez presos fugiram do presidio masculino de Guajará-Mirim durante a noite de quinta-feira (11).
De acordo com as informações era por volta de 23h00min, quando os detentos empreenderam fuga pela área que dá acesso ao 6º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a fuga eles se separaram, mais um deles foi perseguido por um cabo da polícia militar que estava na Central de Operações, que conseguiu alcançar e imobilizar o elemento com o apoio do Supervisor, um Sub Tenente que também estava na central.
Esse elemento é André Silva de Souza, vulgo “Pelezinho”, que foi capturado e levado ao comissário de plantão na Delegacia Regional de Polícia Civil.
Um policial civil que estava de plantão no comissariado também viu os detentos pulando o muro em direção à área entre o muro da Delegacia e da polícia militar, e eles também correram para capturar os foragidos, nesse momento alguns disparos de advertência foram efetuados na tentativa de inibir a fuga.
Após os disparos os policiais conseguiram conter a fuga e capturar os presos, MILTON FROTA DA SILVA, LEANDRO SAUCEDO CHAVES e EDMILSON ORTIZ ARRIATES, que foram detidos e entregues aos Policiais Penais, e ao diretor e chefe de segurança, que acompanhou toda ação policial.
Por volta de 05h30min da manhã de sexta-feira (12), os Policiais Penais apresentaram ao comissário de plantão o histórico da fuga dos presos do presídio masculino. Eles informaram que os policiais penais visualizaram por uma câmera de monitoramento, os internos do pavilhão B, empreendendo fuga por cima do banho de sol do pavilhão C.
Os policiais deram ordem de parada, e foi preciso efetuar vários disparos de arma de fogo calibre 12 não letal, a fim de inibir a fuga e conter ação, que de imediato uma equipe se organizou no comissariado.
Parte desta equipe adentrou a unidade para realizar conferência, e logo foi constatado que os internos serraram a bigorna, parte abaixo da porta da cela B1, quebraram o cadeado da cela B2, e cerraram os cadeados dos corredores que dá acesso ao banho de sol e as grades acima do banho de sol e conseguiram fugir.
Fugiram Luiz Gustavo da Silva Gomes, André Silva de Souza, Edmilson Ortiz Arriates, Leandro Saucedo Chaves, Milton Frota da Silva, Evandro José da Silva Ribeiro, Chirley Dantas de Melo, Cristiano Rodrigues dos Santos Edmilson do Nascimento, e Osvanildo Souza de Oliveira.
Durante a fuga os Policiais Penais ressaltaram que rapidamente foi mobilizado um grupo de ações, policiais militares e civis e inclusive a equipe que estava de folga foi toda mobilizada para prestar apoio na captura.
Até as 05h30min, da manhã de sexta-feira, já havia sido recapturado 6 foragidos, Luiz Gustavo da Silva Gomes, André Silva de Souza, Edmilson Ortiz Arriates, Leandro Saucedo Chaves, Milton Frota da Silva e Evandro José da Silva Ribeiro todos foram pegos fora da unidade e depois encaminhados de volta ao presidio local.
Ainda estão foragidos, Chirley Dantas de Melo, Cristiano Rodrigues dos Santos, Edmilson do Nascimento e Osvanildo Souza de Oliveira.
Os recapturados apresentavam várias escoriações, e lesões em decorrência da fuga, os policiais penais realizaram uma verdadeira varredura em todas as celas, grades, paredes, banheiros e instalações do presidio.
Eles informaram em ocorrência que os corredores dos pavilhões B e C ainda não possuem câmeras de monitoramento, o que pode ter facilitado a fuga dos internos.
Fonte: Agora Guajará