Cidades

PALANQUE OFICIAL PRATICAMENTE EM RUÍNAS EM GUAJARÁ-MIRIM.

O município de Guajará-Mirim é uma cidade histórica conhecida por ter um passado com inúmeras coisas boas


O município de Guajará-Mirim é uma cidade histórica conhecida por ter um passado com inúmeras coisas boas que representavam uma marca da cidade. Entre esses patrimônios, está a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que foi tema de uma minissérie da Rede Globo de Televisão, exatamente pelo seu valor histórico e cultural. Durante décadas, a ferrovia foi utilizada para transportar castanha, borracha, gêneros alimentícios e pessoas. Isso nos tempos áureos da castanha e da borracha. Com a paralisação da ferrovia, o local da antiga estação da Maria Fumaça virou o Museu Municipal de Guajará-Mirim. Infelizmente, o museu está completamente abandonado, em ruínas, no matagal e aguarda recursos de uma das usinas instaladas no rio Madeira, para a recuperação. Outro ponto histórico da Pérola do Mamoré é o Mercado Público Municipal, um dos principais atrativos que os moradores e turistas tinham no município. Muitas pessoas ainda se lembram da sopa servida nas madrugadas, em diversos boxes, do caldo de mocotó, do mingau, pastel café com leite e diversas outras atrações da culinária municipal.

Atualmente, o Mercado Público Municipal encontra-se com as obras praticamente paradas, em virtude de uma reforma que iniciou há bastante tempo, mas que não tem previsão para a conclusão. E não podemos deixar de citar os famosos bailes das noites de Guajará-Mirim, que também constituem o patrimônio cultural da cidade. Caso o Guajará Notícias fosse enumerar todas as coisas boas do patrimônio histórico e cultural, certamente faltaria espaço e tempo para fazer os registros. Entretanto, as novas gerações e as futuras gerações, infelizmente, não poderão conhecer o acervo histórico do município, porque o constante processo de abandono e destruição compromete a preservação do patrimônio.

Um dos poucos itens que compõem o patrimônio histórico que ainda era utilizado, há pouco tempo, era o Palanque Oficial de Guajará-Mirim, anexo á Escola Estadual Paulo Saldanha. Além da estrutura do palanque, no passado, havia uma biblioteca. Porém, a parte da biblioteca foi se deteriorando e hoje está em ruínas. Nos últimos dias, diversas mensagens chegaram ao e-mail do Jornal Guajará Notícias, informando que a estrutura do Palanque Oficial também está praticamente destruída. Há vários anos, entra governo, sai governo e nada tem sido feito para revitalizar a estrutura. Poucos dias atrás, o setor de fiscalização emitiu um laudo embargando o local, que não apresenta condições para acomodar pessoas. A deterioração do Palanque Oficial cria um aspecto de abandono no setor central da cidade, visto que está localizado na avenida de maior fluxo de veículos e pessoas no município. Lamentavelmente não há, por parte das autoridades competentes, nenhuma preocupação com a preservação do patrimônio histórico da cidade, fato que provoca uma imensa perda de identidade de um município cuja história é reconhecida por registrar diversos fatos que marcaram a história de Rondônia.

Fonte: Guajara Noticias


Como você avalia a gestão da Prefeita Raissa Paes Bento de Guajará-Mirim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo