Morre Georgina Ramos fundadora do Boi Bumbá Flor do Campo em Guajará-Mirim
Guajará-Mirim se entristece com a notícia do falecimento de dona Georgina Ramos da Costa, Presidente Fundadora do Boi Bumbá Flor do Campo, que nesta quarta-feira (26), nos deixou aos 84 anos em Porto Velho.
O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens a essa guerreira que partiu, de forma serena.
Dona Georgina Ramos entrou para a história cultural do município quando criou no dia 03 de Maio de 1981, em uma das salas da escola Estadual Almirante Tamandaré o Boi Bumbá Flor do Campo, que pouco tempo depois se tornou uma das mais vitoriosas agremiações no festival.
Georgina foi uma mulher que contribuiu grandiosamente para o desenvolvimento de nossa cultura e, de forma especial, do nosso festival folclórico.
Integrantes dos bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo publicaram notas de pesar nas redes sociais e lamentaram a perda irreparável para a cultura de Guajará-Mirim e do Estado de Rondônia.
Beto do Cavaco disse: Morre a lenda cultural de Rondônia…uma mulher guerreira que abraçou a nossa cultura com o coração, deu voz e vez ao boi bumba do Tamandaré…será sempre lembrada aonde tocar uma toada do seu boi vermelho .ou do contrário… tirava dinheiro dos seus proventos para levar o boi para arena …muito obrigado dona GEORGINA .pelos 9 anos como compositor e levantador de toadas do boi flor do campo…meus mais sincero sentimentos a todos da família vermelho e branco e familiares….descanse em paz…..será eterna nas apresentações do boi …amém….finaliza Beto.
Fonte: Agora Guajará